College

quarta-feira, setembro 03, 2014


Ola meninas :) ontem deixei-vos um post um bocadinho mais pessoal mas que deu entrada ao tema "regresso às aulas" e , sobretudo, "faculdade".

Como vos disse entrei nesse novo mundo há três anos atrás e hoje vou contar-vos um bocadinho da experiência e deixar algumas dicas e conselhos para quem estiver prestes a iniciar essa etapa.

1. A escolha. Tal como tinha referido acho muito importante ter uma escolha bem definida (dentro do possível) da área que se quer seguir e da faculdade na qual se quer ingressar. Muitos podem passar o secundário todo ansiosos por chegar o dia de entrarem no curso que tanto querem mas sei que também existe uma boa parte que se encontra um pouco perdida em relação ao que deseja, de facto, fazer no futuro. Existem inúmeros cursos com diversas saídas profissionais e é fundamental desde cedo começar a criar-se uma base de escolhas consoante o que vamos considerando mais importante para nós e o que nos imaginamos a fazer o resto da vida.

2. A entrada. Para mim foi um misto de entusiasmo por começar do zero com um nervoso miudinho e assustador por ir para uma faculdade onde não conhecia ninguém. Trata-se de um mundo completamente diferente do secundário e onde vamos encontrar todo o tipo de pessoas. É bom desde os primeiros dias nos identificarmos com algumas pessoas para que possam ser os nossos primeiros amigos lá dentro e nos possam acompanhar nos primeiros momentos de integração. Com o tempo passa a conhecer-se grande parte dos restantes alunos e começam a fazer-se amigos por vezes de diferentes "grupos" mas quem sabe se aqueles primeiros que conhecemos não são mesmo o que nos acompanham até ao final como nossos "melhores amigos".

3. A praxe. Este último ano foi de grande polémica e especulação em relação ao assunto da praxe por associarem a "tragédia do meco" e do "muro" a actividades praxísticas. Existem muitas faculdades onde a praxe pode ser levada a extremos, não vou dizer que não porque não conheço todas as praxes de todas as faculdades mas não é essa, de todo, a maneira como devem ver as coisas. Em primeiro lugar não podem ir com medo do que vai acontecer porque ninguém vai estar lá para vos fazer mal. A praxe tem como objectivo a integração e aproximação dos alunos. Serve para transmitir muitos valores fazendo coisas que nunca pensaram mas onde se vão rir e divertir e um dia olhar para trás e chorar muito de saudades porque acreditem que não há nada melhor. Para mim nem sempre foi divertido pois passei muitos momentos de "quatro" e a "encher" mas foi nessas alturas que eu aprendi mesmo alguma coisa e hoje repetia tudo sem pensar duas vezes. O primeiro ano de faculdade é o melhor, sem dúvida, mas sendo o ano de "caloiro" no verdadeiro sentido da palavra é inesquecível e inexplicável. Vivam, experimentem, sintam e só se não gostarem mesmo é que não continuem. Não vão com ideias feitas e pré-concebidas pois é muito diferente do que se vê e do que se ouve e só se tentarem é que sabem se vale a pena ou não. 

4. As cadeiras. Enquanto que no secundário a matéria ia sendo dada consoante os períodos e muito bem dividida e organizada, na faculdade isso não acontece. As turmas são muito maiores e nem se compara o número de alunos. Os professores não vão estar atentos ao facto de vocês estarem ou não a perceber a matéria nem se é muito para assimilarem numa aula só. Vocês passam a ser responsáveis por gerir o vosso tempo, o vosso estudo e as cadeiras que fazem. Têm sempre a oportunidade de fazer por contínua com testes onde a matéria se encontra mais dividida ou por exames onde vão ter a matéria toda e onde, sinceramente, não vão saber para onde se virar. Ao início vai ser complicado de perceber as diferenças e quem está habituado a ter as melhores notas da turma ou a ser o melhor aluno é quem vai sentir mais a mudança mas depressa se entra no ritmo de estabelecer prioridades e de fazer uma gestão adequada do tempo.

5. Actividades extra-curriculares. Existem diversas oportunidades a níveis de actividades que podem frequentar. Desde organizações, comissões, associações de estudantes, voluntariado, tunas, grupos académicos, etc. Não vos vão faltar ofertas mas convém perceberem qual a mais indicada para vocês ou a qual se querem realmente juntar. É importante para o vosso futuro fazerem algumas actividades e participarem em alguns projectos durante o tempo que estiverem a tirar o curso para que não se limitem apenas a estudar e ir às aulas. A média com que acabam o curso é muito importante sim mas é preciso ter algo que a complemente e que mostre que foram interessados e pro-activos durante todo o percurso académico.

6. As festas. Por fim vem aquela que é para muitos a melhor parte. Quase toda a gente associa a vida académica a boémia e de certa forma acaba por ser um pouco verdade. Na faculdade vão encontrar inúmeras festas que vão estar sempre a abarrotar e onde vão conhecer muitos estudantes de outras faculdades. Ao início acredito que se sintam quase como se estivessem numa viagem de finalistas. As festas existem durante todo o ano mas estão em voga principalmente no início, na chamada "recepção ao caloiro". O meu conselho é que vão, que aproveitem e que se divirtam mas que não ultrapassem os vossos limites só para parecerem mais "fixes" ou se sentirem mais integrados pois isso não faz realmente diferença. 

7. Erasmus. Muito frequentemente ouve-se falar em Erasmus e nos últimos tempos ainda mais pois Portugal nunca recebeu tantos estudantes estrangeiros como agora. O mesmo acontece com os alunos universitários portugueses que todos os anos saem do país por um período de 3 a 6 meses (normalmente) para estudarem num país diferente. A maior parte das faculdades tem esta opção e é recorrente os alunos irem no último ou penúltimo ano. É uma experiência que eu infelizmente não pude ter mas da qual tenho imensos relatos de amigos e que aconselho totalmente. É das coisas que mais gostaria de ter podido fazer e que mais me enche de tristeza por não ter tido a oportunidade de realizar. Se puderem façam-no pois muda e acrescenta muito ao vosso percurso académico e nunca se irão arrepender.

Espero que possa ter ajudado e que este post seja útil para quem vai agora para a faculdade :) beijinhos*

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe